quinta-feira, 17 de maio de 2012

Noite na Taverna

Comentário: A história se passa num bar com seis amigos bebendo e discutindo os mais diversos assuntos, até que cada um deles começa a contar fatos de sua vida. Cada fato se passa num passado de cada um dos amigos que contam terem feito coisas horríveis como ter desonrado a própria irmã, assuntos que na época eram tidos como tabu como necrofilia.
Os amigos eram, Solfieri, que em sua história acaba por fazer necrofilia, Bertram que cai em desgraça pela amada, Gennaro que era despreocupado com tudo e com todos, Claudius Hermann que era adúltero, Johann que desonra a irmã e mata o irmão sem saber e por fim Arnold ou Arthur que amava demais a esposa.
O autor Luís de Azevedo teve sua obra tão importante que hoje é considerado o patrono da 2ª cadeira da academia nacional de letras, atrás apenas de Machado de Assis, seu fundador e patrono da 1ª cadeira.



Exercícios:



1. (CEFET-PR) O excerto a seguir foi extraído da obra Noite na Taverna, livro de contos escritos pelo poeta ultra-romântico Álvares de Azevedo (1831-1852).
“Uma noite, e após uma orgia, eu deixara dormida no leito dela a condessa Bárbara. Dei um último olhar àquela forma nua e adormecida com a febre nas faces e a lascívia nos lábios úmidos, gemendo ainda nos sonhos como na agonia voluptuosa do amor. Saí. Não sei se a noite era límpida ou negra; sei apenas que a cabeça me escaldava de embriaguez. As taças tinham ficado vazias na mesa: aos lábios daquela criatura eu bebera até a última gota o vinho do deleite…” (São Paulo: Moderna, 1997, p. 23)

Com relação ao fragmento acima, afirma-se:
I) Acentua traços característicos da literatura romântica, como o subjetivismo, o egocentrismo e o sentimentalismo; ao contrário, desprezam o nacionalismo e o indianismo, temas característicos da primeira geração romântica
II) Idealiza figuras imaginárias, mulheres incorpóreas ou virgens, personagens que confirmam o amor inatingível, idealizado na literatura ultra-romântica. Desta forma, no 1º parágrafo, o amor platônico não é superado pelo amor físico.
III) Tematiza a morte, presente em grande parte da obra do autor.

Assinale a alternativa correta.
a) Apenas I está correta
b) Apenas II e III estão corretas
c) I, II e III estão corretas
d) Apenas I e II estão corretas
e) Apenas I e III estão corretas



2. Cada resumo de história a seguir é do livro Noite na Taverna, de Álvares de Azevedo. Relacione cada personagem com sua respectiva história e assinale a alternativa correta.
(1) SOLFIERI (2) BERTRAM (3) GENNARO (4) CLAUDIUS HERMANN (5) JOHANN

(  ) Pintor, apaixona-se pela mulher de seu mestre (Godofredo Walsh) e consegue conquistá-la. Porém, Laura (filha de Nauza e Godofredo) estava enamorada pelo pintor que acabou se matando ao saber que ele não queria. Godofredo, irritado, tenta convencê-lo a se matar, para vingar a morte da filha. O jovem pintor aceita, mas sobrevive. Quando volta a mansão dos Walsh, encontra Nauza e Godofredo mortos.
(   ) Enquanto jogava bilhar, achou que Arnold (jovem loiro) roubara no jogo. Decidiu travar um duelo, uma arma com munição, a outra não. Ganhando de Arnold, o jovem realiza o último desejo de Arnold, entregar uma carta à mãe e outra a “Tua G”, o jovem, curioso, vai ao encontra da tal. E ao entrar no quarto, escuro, tem sua noite de amor com a virgem. Ao amanhecer, sai do quarto e encontra um homem com uma faca, luta e mata-o. Quando o ilumina percebe que era seu irmão. Quando volta para o quarto vê que a moça que desonrara era Giórgia, sua própria irmã.
(   ) Em uma bela noite em Roma, o jovem vê uma mulher chorando na janela, ela sai de casa e segue pela rua, ele a segue. Ela para em um cemitério, no qual chora e cantarola, o homem se apaixonara pela bela moça. Depois, ele foi embora de Roma, sempre pensando nela. Um ano depois, volta naquele mesmo lugar e encontra um caixão, ele o abre e era aquela mesma mulher. Aproveitando que estava morta, ele transou com ela. Porém, a moça fora revivendo, sofria de catalepsia. O jovem a levou para casa e trancou-a em seu quarto. Ela morreu após dois dias e duas noites de febre. Ele a enterrou em baixo da cama.
(   ) Rico e amante de cavalos, o jovem se apaixona pela Duquesa Eleonora. Após seis meses contemplando-a, ele a quer, carnalmente. Suborna o servo da Duquesa para colocar sonífero na bebida dela e todas as noites ela a possuía. Queria mais, quando o servo faz Eleonora dormir, o jovem a rapta e a leva para um estábulo. Lá, tenta conquista-la, mostrando as cartas de amor que escrevia. E consegue, porém, a mulher é morta pelo marido que depois se mata.
(     ) Se apaixonou por Ângela, a espanhola. Fugiu com ela e viajaram, porém ela começou a beber, fumar, se vestir como um homem e o abandonou. Depois, o jovem tenta se suicidar na Itália, mas é salvo por um homem. O apaixonado acorda em um barco onde o comandante o acolheu. Ele tinha uma mulher, no qual tal jovem se apaixonara. Dormiam todas as noites juntos. Porém uma noite, houve um ataque pirata e o navio encalhou. Sobraram os dois e o capitão e por uma luta, o capitão tinha que morrer para alimentá-los. A mulher propôs que morressem juntos, porém, o jovem a matara e uma onda a levara.
A alternativa que indica a ordem correta das personagens é:
a)2–3–1–5–4
b)3–5–1–4–2
c)2–1–5–4–3
d)3–4–1–5–2
e)2–1–3–4–5

3. O livro de Álvares de Azevedo, Noite na Taverna, reproduz uma orgia de 6 amigos reunidos em uma taverna contando histórias sempre com um elo em comum. A partir delas, é possível perceber os temas principais presentes na obra, são eles:
a) Necrofilia, Morte e Assassinatos.
b) Bebida, Amizade e Amores Impossíveis.
c) Amor, Bebida e Morte.
d) Viagens, Fratricídios e Morte.
e) Amor, Assassinatos e Terror.

4. Álvares de Azevedo é considerado o autor mais intenso de uma geração da literatura brasileira e possuía suas inspirações. Assinale a alternativa correta em que diga o autor que Álvares mais se inspira e a geração em que escrevia.
a) Gil Vicente, 2ª Geração do Romantismo.
b) Edgar Allan Poe, 1ª Geração do Romantismo.
c) Luís Vaz de Camões, Arcadismo.
d) Lord Byron, 2ª Geração do Romantismo.
e) José de Alencar, 1ª Geração do Romantismo. 


5. No final da história, Geórgia volta e mata Johann. Qual é o motivo do assassinato? Quem ela quer vingar?
R: Porque ele desonrou-a e matou o propio irmão.


Gabarito: 1-b 2-b 3-c 4-d                                                          

4 comentários: