quinta-feira, 17 de maio de 2012

Amor de Perdição

Comentário: É uma obra da 2ª geração do romantismo escrita por Camilo Castelo Branco , que escreveu sua obra na cadeia quando foi preso por adultério, em 1888. A história conta sobre um amor irracional com final trágico. É a história de Simão e Teresa que são apaixonados, porém não podem ficar juntos porque suas famílias eram inimigas, uma história interessante para quem gosta de Romeu e Julieta e histórias do gênero, a história segue seu rumo até que Simão sofre um acidente e Mariana cuida dele e nisso acaba por apaixonar-se por ele, porém ela sabia que Simão gostava de Teresa e ele gostava dela como uma amiga (amor platônico) enquanto ela tinha sentimentos mais fortes por ele e enquanto isso Baltazar se interessa/apaixona por Teresa. Até que Simão morre numa tentativa de rapto E então Teresa adoece e morre e Mariana se mata.Vemos ao estudar a vida Camilo Castelo Branco que ele escreveu a história baseada em fatos de da vida, algo comum na época do
romantismo, e por ser 2ª geração era “intenso” por assim dizer, as histórias tinham um final trágico, no qual a morte era uma forma de parar o sofrimento.

Exercícios:


1. (UEL) Sobre Amor de perdição, do escritor português Camilo Castelo Branco, assinale a alternativa INCORRETA:
(a) Amor de perdição é uma novela ultra-romântica, marcada pelo sentimento passional e pelo idealismo amoroso, confirmando, assim, duas das principais características do período, que foram o subjetivismo e a luta individual do herói.                                                                                         
(b) Narrada em terceira pessoa, a novela segue as convenções tradicionais da narrativa de ficção, como a sequência temporal dos acontecimentos e a linearidade do enredo, apresentando também referências históricas e biográficas.                                                                                        
(c) O ultra-romantismo da novela é quebrado por tendências realistas observadas no posicionamento da personagem Mariana e na forma pouco subjetiva como a realidade é tratada numa ficção documental.
(d) Mariana é a principal agente de comunicação entre Simão e Teresa, figurando como personagem auxiliar que promove a união amorosa entre os dois adolescentes apaixonados, embora não possa dela participar.
 (e) A personagem Mariana, encarnando o amor romântico, com pureza e resignação, e a personagem Teresa, representando a mulher inacessível e idealizada, encontram na morte a plenitude do amor idealizado, nesta novela da segunda fase romântica da literatura portuguesa.

2. (ENC-SP) Amor de perdição é uma obra tipicamente romântica porque nela Camilo Castelo Branco valoriza:
 a) o sentimento nativista, presentes na recusa de Simão e Teresa em fugirem de Portugal, apesar de perseguidos pela justiça.
 b) a natureza, como fonte de vida e inspiração, em que Simão se refugia,no final da obra, quando não pode mais ter acesso a Teresa.
c) os valores espirituais do Cristianismo, a que Simão se apega quando é condenado ao degredo.
d) o mundo das paixões, o excesso de sentimentos, evidentes no modo violento como Simão assassina Baltazar Coutinho.

 3. Em Amor de Perdição, de Camilo Castelo Branco,
a) Simão ficou indeciso entre o amor de Mariana e o de Teresa.
b) Simão rejeitou a oportunidade que lhe foi oferecida para livrar-se do desterro.
c) a apresentação do pai e de suas origens justifica o orgulho que a família de Simão ostenta.
d) o autor revela grande respeito pelas instituições religiosas de seu tempo.
e) Ritinha, irmã mais nova de Simão, abandonou a família para apoiá-lo em suas dificuldades.

4. Amor de Perdição, de Camilo Castelo Branco, é considerado uma obra:
a) Romântica, da 2ª Geração.
b) Romântica, da 3ª Geração.
c) Romântica, da 1ª Geração.
d) Realismo.
e) Barroco.

5) Assinale a alternativa INCORRETA sobre ‘Amor de Perdição’.
a) Os fatos se encadeiam até atingir o final feliz, característico da literatura romântica.
b) Trata-se de uma novela passional narrada em terceira pessoa.
c) A base da narrativa se estabelece na relação amorosa entre Simão Botelho e Teresa Albuquerque.
d) É uma espécie de Romeu e Julieta português, em que a relação amorosa de dois jovens é impedida por questões familiares.
e) Seus personagens principais são típicos heróis românticos.

Gabarito: 1-b 2-d 3-b 4-a 5-a

2 comentários:

  1. O exercício 1 creio que esteja errado o gabarito, conferi em outro site e a resposta da questão seria a alternativa "C", pois é incorreto dizer que Mariana era uma personagem com traços realistas sendo que era a personagem que mais continha traços do romantismo. Tirando essa questão, as outras me ajudaram muito, obrigada e espero que consertem o erro.

    ResponderExcluir