romantismo, e por ser 2ª geração era “intenso” por assim dizer, as histórias tinham um final trágico, no qual a morte era uma forma de parar o sofrimento.
Exercícios:
1.
(UEL) Sobre Amor de perdição, do escritor português Camilo Castelo
Branco, assinale a alternativa INCORRETA:
(a) Amor de perdição é uma novela ultra-romântica, marcada pelo sentimento passional e pelo idealismo amoroso, confirmando, assim, duas das principais características do período, que foram o subjetivismo e a luta individual do herói.
(a) Amor de perdição é uma novela ultra-romântica, marcada pelo sentimento passional e pelo idealismo amoroso, confirmando, assim, duas das principais características do período, que foram o subjetivismo e a luta individual do herói.
(b) Narrada em terceira
pessoa, a novela segue as convenções tradicionais da narrativa de ficção, como
a sequência temporal dos acontecimentos e a linearidade do enredo, apresentando
também referências históricas e biográficas.
(c) O ultra-romantismo da
novela é quebrado por tendências realistas observadas no posicionamento da
personagem Mariana e na forma pouco subjetiva como a realidade é tratada numa
ficção documental.
(d)
Mariana é a principal agente de comunicação entre Simão e Teresa, figurando
como personagem auxiliar que promove a união amorosa entre os dois adolescentes
apaixonados, embora não possa dela participar.
(e) A personagem Mariana, encarnando o amor
romântico, com pureza e resignação, e a personagem Teresa, representando a
mulher inacessível e idealizada, encontram na morte a plenitude do amor
idealizado, nesta novela da segunda fase romântica da literatura portuguesa.
2.
(ENC-SP) Amor de perdição é uma obra tipicamente romântica porque nela Camilo
Castelo Branco valoriza:
a) o sentimento nativista, presentes na recusa de Simão e Teresa em fugirem de Portugal, apesar de perseguidos pela justiça.
b) a natureza, como fonte de vida e inspiração, em que Simão se refugia,no final da obra, quando não pode mais ter acesso a Teresa.
c) os valores espirituais do Cristianismo, a que Simão se apega quando é condenado ao degredo.
d) o mundo das paixões, o excesso de sentimentos, evidentes no modo violento como Simão assassina Baltazar Coutinho.
a) o sentimento nativista, presentes na recusa de Simão e Teresa em fugirem de Portugal, apesar de perseguidos pela justiça.
b) a natureza, como fonte de vida e inspiração, em que Simão se refugia,no final da obra, quando não pode mais ter acesso a Teresa.
c) os valores espirituais do Cristianismo, a que Simão se apega quando é condenado ao degredo.
d) o mundo das paixões, o excesso de sentimentos, evidentes no modo violento como Simão assassina Baltazar Coutinho.
3. Em Amor de Perdição, de Camilo Castelo
Branco,
a) Simão ficou indeciso entre o amor de Mariana e o de Teresa.
b) Simão rejeitou a oportunidade que lhe foi oferecida para livrar-se do desterro.
c) a apresentação do pai e de suas origens justifica o orgulho que a família de Simão ostenta.
d) o autor revela grande respeito pelas instituições religiosas de seu tempo.
e) Ritinha, irmã mais nova de Simão, abandonou a família para apoiá-lo em suas dificuldades.
a) Simão ficou indeciso entre o amor de Mariana e o de Teresa.
b) Simão rejeitou a oportunidade que lhe foi oferecida para livrar-se do desterro.
c) a apresentação do pai e de suas origens justifica o orgulho que a família de Simão ostenta.
d) o autor revela grande respeito pelas instituições religiosas de seu tempo.
e) Ritinha, irmã mais nova de Simão, abandonou a família para apoiá-lo em suas dificuldades.
4. Amor de Perdição, de Camilo Castelo
Branco, é considerado uma obra:
a)
Romântica, da 2ª Geração.
b)
Romântica, da 3ª Geração.
c)
Romântica, da 1ª Geração.
d)
Realismo.
e)
Barroco.
5)
Assinale a alternativa INCORRETA sobre ‘Amor de Perdição’.
a) Os fatos se encadeiam até atingir o final feliz, característico da literatura romântica.
b) Trata-se de uma novela passional narrada em terceira pessoa.
c) A base da narrativa se estabelece na relação amorosa entre Simão Botelho e Teresa Albuquerque.
d) É uma espécie de Romeu e Julieta português, em que a relação amorosa de dois jovens é impedida por questões familiares.
e) Seus personagens principais são típicos heróis românticos.
a) Os fatos se encadeiam até atingir o final feliz, característico da literatura romântica.
b) Trata-se de uma novela passional narrada em terceira pessoa.
c) A base da narrativa se estabelece na relação amorosa entre Simão Botelho e Teresa Albuquerque.
d) É uma espécie de Romeu e Julieta português, em que a relação amorosa de dois jovens é impedida por questões familiares.
e) Seus personagens principais são típicos heróis românticos.
Gabarito: 1-b 2-d 3-b 4-a 5-a
obrigada pelos exercicios
ResponderExcluirO exercício 1 creio que esteja errado o gabarito, conferi em outro site e a resposta da questão seria a alternativa "C", pois é incorreto dizer que Mariana era uma personagem com traços realistas sendo que era a personagem que mais continha traços do romantismo. Tirando essa questão, as outras me ajudaram muito, obrigada e espero que consertem o erro.
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